21set

78 anos de Hobbit: There and Back Again

Publicado por Fábio Zonatto

0 Comentários

Tag: Aniversário cinema Hobbit Literatura livros Tolkien

Você alguma vez já leu este verdadeiro clássico dos nerds? Pois hoje, 21 de setembro, comemoramos 78 anos desde seu primeiro lançamento, em 1937.

Mesmo falando em uma era pós-trilogia bilionária de Peter Jackson (onde “The Hobbit” traz para a memória de muitas pessoas os filmes ao invés de um livro), vale realmente lembrar que já fazem quase oito décadas desde que o mestre J. R. R. Tolkien escreveu, ilustrou e lançou a primeira versão de “The Hobbit – There and Back Again” – ou “Lá e de Volta Outra Vez” como lemos por aqui.

 
HobbitClassicEdition
 

Lançado no Reino Unido, mesmo a capa deste primeiro tomo (acima) foi criada por Tolkien em pessoa. Hoje, esta obra original vale uma pequena fortuna. Vale ainda um fato como curiosidade: após o grande sucesso deste livro, o editor pediu à Tolkien que fizesse uma continuação (more money, baby – MORE!). O autor deu-lhe então o que seria um projeto para “O Silmarillion”, ao que o editor recusou – parece que o mercado queria saber mais sobre “hobbits”. Tempos depois, nasceria a saga de “O Senhor dos Anéis” e o resto… Bem, o resto é história conhecida.