25jul

Android 4.3: Nova versão do sistema operacional é oficializada

Publicado por Nerd Rock

0 Comentários

Tag: Android 4.3 google+ Jelly Bean 4.3 multiusuários Nexus 7

O Android 4.3, enfim, foi oficializado. A nova versão do sistema operacional móvel do Google foi um dos destaques do evento desta quarta-feira (24), em San Francisco, onde foi apresentado também o novo tablet Nexus 7. Dentre as principais novidades estão suporte a um novo motor gráfico, multiusuários com perfis restritos e algumas mudanças nos aplicativos.

 

 

O sistema já está disponível para a linha Nexus e chegará a todos os telefones da linha “Google Edition” em seguida. Já o primeiro aparelho lançado com o Android 4.3 de fábrica é o novo tablet Nexus 7.

 

Novo Android é mais rápido, suave e com melhor resposta (Foto: Divulgação)
Novo Android é mais rápido, suave e com melhor resposta (Foto: Divulgação)

A função de multiusuários vinha sendo testada em versões anteriores do sistema, mas nesta nova versão ela foi aperfeiçoada. Além de trazer diferentes perfis, agora ele funcionará como nos computadores: um administrador poderá designar todas as permissões de um outro usuário. Assim, um pai poderá restringir a compras de apps e o acesso a determinados recursos nos perfis de seus filhos, por exemplo. O recurso, quando apresentado, se mostrou capaz de filtrar até os níveis gratuitos de um jogo específico.

O Bluetooth Smart, por sua vez, não tem grandes diferenças para o Bluetooth tradicional. Seu funcionamento é o mesmo, mas a busca de dispositivos é mais eficiente e ele consome menos bateria. Como diz seu nome, ela é uma conectividade mais inteligente. De acordo com pesquisas recentes, esta nova tecnologia promete gastar até 17 vezes menos energia do que a original. Conhecido também como Bluetooth Low Energy, ele pode se torna o novo padrão em breve.

O que mais chamou a atenção no novo Android, porém, foi sua compatibilidade com a API gráfica OpenGL ES 3.0, que trará experiências gráficas de qualidade aos dispositivos com o sistema do Google. No evento, foi demonstrada uma versão de um game de corrida da Unity que apresentou um visual bastante apurado no novo Nexus 7. Além disso, o novo motor gráfico trouxe suporte a vídeos FullHD (1080p).

No site oficial de desenvolvedores do Android foram divulgadas mais algumas novidades, como a capacidade maior de reproduções de mídia, o acesso remoto à barra de notificações e melhorias nas ferramentas de perfis. De acordo com o Google, o Android 4.3 está mais rápido, mais leve e mais suave.