01dez

George Lucas reafirma: Han Solo NÃO atirou primeiro na Cantina

Publicado por Fábio Zonatto

0 Comentários

Tag: Blog Controvérsia Curiosidades George Lucas Greedo Han shot first han solo Nostalgia Polêmica star wars

Lá vamos nós cutucarmos feridas antigas mais uma vez, mas é necessário já que o próprio George Lucas voltou a tocar no assunto…

Em entrevista recente, Lucas (que nada mais tem a ver com a franquia e já afirmou que jamais voltará a dirigir um Star Wars) retornou ao polêmico tópico “Han shot first”. Para quem não está familiarizado, em uma cena de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, o contrabandista Han Solo está sendo rendido pelo caçador de recompensas Greedo em uma cantina de Mos Eisley, em Tatooine. A controvérsia nasceu do fato de que, na versão original de 1977, Han pega Greedo de surpresa e o fuzila primeiro com um disparo de sua pistola.

Já na versão remasterizada lançada em 1997, é Greedo que dispara primeiro. Porém ele erra, e é atingido por Han logo em seguida.

 

Embora os fãs protejam que Han Solo atirou primeiro e fim de papo, Lucas diz que não foi isto que aconteceu. “Han Solo se casaria com Leia, então você olha e pensa: ‘Será que ele deveria ser um assassino frio e calculista?’ Porque eu estava pensando do ponto de vista mitológico, me perguntando se ele deveria ser um caubói, um John Wayne.” – disse o pai de Star Wars.

Para ele, Han devia ser retratado como um herói, e heróis normalmente não atiram primeiro nas pessoas – eles deixam que o vilão dispare primeiro. “Esta é uma realidade mitológica, que eu espero que nossa sociedade preste atenção” – completou George Lucas, querendo encerrar o caso.

Ele já havia falado sobre esta controvérsia em 2012, ocasião em que também protegeu ter sido Greedo a atirar primeiro e que, se tínhamos entendido que não era desta forma, então entendemos errado.

Particularmente, ainda achamos que Han é mesmo o mais rápido no gatilho.