15fev

Humor: Luta Livre é Fake? Conheça a websérie Botchamania

Publicado por Fábio Zonatto

0 Comentários

Tag: Botchamania Esporte Humor Independente Luta Livre Pro Wrestling Supercatch Telecatch TV Manchete Websérie WWE WWF Youtube

Muitos nerds um pouco mais velhos devem ter assistido a um episódio ou outro do saudoso Supercatch, programa noventista exibido na finada TV Manchete durante os anos 1990 que mostrava episódios da WWE (na época, WWF) com narração em português de Carlos Valadares e Bob Léo.

No Brasil, o chamado Pro Wrestling é bem underground mesmo, com federações como a BWF e a Gigantes do Ringue operando em pequenos circuitos e em vídeos somente pela internet. Poucos sabem que o “esporte” foi bem maior por aqui em meados dos anos 1960, com o célebre Telecatch e estrelas como Ted Boy Marino, Aquiles, Fantomas e tantos outros.

 

Nos EUA, Reino Unido, Japão e México, o Pro Wrestling constitui uma indústria que gera uma grana preta. Empresas como a World Wrestling Entertainment (WWE), Total Nonstop Action (TNA), New Japan Pro Wrestling (NJPW), Consejo Mundial de Lucha Libre (CMLL) e muitas outras siglas fazem a alegria de milhões ao redor do mundo, mesmo que saibamos ser um show combinado, com resultados marcados.

Porém mesmo com este detalhe, é normal que “falhas” ocorram durante as apresentações. Entre os fãs do gênero, estas falhas são conhecidas como “botches” – quando algum movimento dá errado ou alguém gagueja/esquece suas falas/diz besteira em suas promos no microfone.

 

Para “celebrar” estas falhas cômicas, um cara chamado Maffew Gregg (hoje bastante conhecido na indústria) criou uma websérie independente chamada Botchamania (trocadilho com o evento anual da WWE Wrestlemania, considerado o maior no Pro Wrestling mundial): uma compilação de vídeos advindos de promoções de luta-livre das mais prestigiadas e famosas às independentes que poucos conhecem. O foco, é claro, são os erros cometidos pelos performers, que são acompanhados de piadas, vídeos de referências e trilhas sonoras cômicas advindas do universo nerd (filmes, games antigos, séries, Youtube etc.).

O resultado da mistura é sempre hilário e, apesar de apelar bem mais para o público norte-americano, é quase igualmente engraçado a qualquer um que assista aos vídeos – mesmo os que nem gostam de Pro Wrestling. Mais acima você já pôde ver um dos segmentos do programa chamado “Listamania”, com vários clipes de lutas seguindo um único tema (o que mostramos foram as lutas de resultados mais atrapalhados do ano de 2014), e a seguir você confere um dos tradicionais Botchamania completos: