16out

Diretor de Sequestro no Espaço leva processo por plagiar Fuga de Nova York

Publicado por Fábio Zonatto

0 Comentários

Tag: cinema Fuga de Los Angeles Fuga de Nova York John Carpenter Justiça Luc Besson Plágio Sequestro no Espaço Snake Plissken Tribunais

Se você curte os clássicos filmes de ação, deve se lembrar bem de Fuga de Nova York e Fuga de Los Angeles, não?

Difícil não lembrar destes dois títulos estrelados por Kurt Russel e dirigidos por John Carpenter. Em muito definiram os padrões de filmes de ação pós-apocalípticos desde os anos 80, com Snake Plissken tornando-se tão icônico que acabaria por inspirar os personagens Snake e Big Boss nos games Metal Gear (algo que o próprio Hideo Kojima já admitiu, por ser fã dos filmes).

Exatamente por estes motivos que Luc Besson – diretor de filmes de ação cada vez mais genéricos e do mais recente Sequestro no Espaço – se deu mal nos tribunais. Isso porque Carpenter, que observou centenas de semelhanças entre o protagonista badass de Sequestro e seu Snake, não deixou barato e sentou um processo por plágio em Besson. E ele ganhou.

 

Além de Carpenter e de muitos críticos de cinema terem apontado a clara cópia que Snow (interpretado pelo ator Guy Pierce) é de Snake Plissken, a corte que julgou o processo de plágio na França achou o mesmo. Segundo eles, ambos os filmes “apresentam um herói cínico, atlético e rebelde sentenciado a um período de encarceramento isolado — apesar de seu passado heroico — que recebe a oferta de libertar o Presidente dos Estados Unidos ou sua filha reféns em troca de liberdade” – e o martelo foi batido.

Luc Besson e a produtora EuropaCorp foram condenados a pagar 20 mil euros a John Carpenter, 10 mil euros aos roteiristas (destes, Nick Castle leva 5 e Carpenter mais 5 mil) e mais 50 mil euros aos detentores dos direitos sobre Fuga de Nova York e Fuga de Los Angeles.

Nós aplaudimos esta iniciativa: afinal, queremos um mundo mais criativo, e não repleto de plágios, remakes, reboots e releituras. Só pra você comparar as obras, aqui estão os trailers de ambos os Fugas pra analisar após assistir o vídeo mais acima, de Sequestro no Espaço: