17dez

Liminar do Tribunal de Justiça paulistano derruba o bloqueio do WhatsApp

Publicado por Fábio Zonatto

0 Comentários

Tag: Bloqueio Comportamento Facebook Hermes e Renato Humor Justiça Leis tecnologia VPN WhatsApp

Já estava começando a arrancar os cabelos em total desespero e frustração pelo seu aplicativo de mensagens favorito estar indisponível?

Em questão de horas, pessoas que jamais haviam ouvido falar de “acesso remoto” ou não faziam ideia de como isto funcionava, agora já são versadas em VPN e outros recursos até mais complexos – tudo para burlar o bloqueio brasileiro imposto ao WhatsApp a partir da meia-noite desta quinta-feira (dia 17).

O bloqueio teria sido em decorrência de uma investigação criminal sobre uma quadrinha que praticava assaltos a bancos em São Paulo – o Facebook teria recusado-se a ceder informações sigilosas sobre conversas feitas pelos supostos criminosos usando o aplicativo, e isto teria gerado uma determinação judicial que bloquearia o acesso ao “Zap Zap” em todo o território nacional durante 48 horas para punir seus responsáveis.

De fato, o bloqueio iniciou-se na hora prevista – e o desespero dos viciados foi tanto que até para o Disque-Boça devem ter apelado.

 

Porém a tal ação não durou mais que apenas algumas horas, já que uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que “milhões de usuários não podem ser afetados somente pela inércia da empresa” em fornecer dados.

A outra especulação seria de que isto teria sido uma ação conjunta de empresas de telefonia celular, revoltadas pelo fato de tarifarem serviços que o WhatsApp oferece gratuitamente.